Cais Aterrado ganha novo gerador elétrico
20 de fevereiro de 2018
PRF prende quatro suspeitos por tráfico na Serra das Araras
21 de fevereiro de 2018


Volta Redonda intensifica vacinação contra febre amarela

COLETIVA NA SECRETARIA DE SAÚDE VR

Vacinação vai ocorrer nas feiras livres; Secretaria de Saúde faz alerta sobre a necessidade da imunização e confirma circulação do vírus no município

Durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, dia 20, o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, alertou a população sobre a presença do vírus da febre amarela silvestre no município. A constatação foi possível pela morte de quatro macacos pela doença, confirmada pelo Instituto Jorge Vaitsman, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pela análise dos animais encontrados mortos.

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a presença do vírus nos macacos alerta a população para a importância da vacinação. “Esses macacos foram encontrados nos bairros Siderlândia, Santa Cruz, Voldac e Siderópolis, o que indica a presença do vírus em diversas regiões do município”, afirmou Alfredo, ressaltando que toda a população deve se vacinar.

O secretário lembrou ainda que os macacos são sentinelas para doença. “Sem eles não saberíamos que há vírus circulando em Volta Redonda. É importante não ferir ou matar os macacos, eles nos dão o alerta sobre a presença da doença”, disse o secretário.

Para intensificar ainda mais a imunização contra a febre amarela, haverá tenda itinerante de vacinação na Feira Livre de Volta Redonda de quarta a sábado, entre os dias 21 e 24 de fevereiro, das 8h às 13h. A ação vai beneficiar a feira dos bairros Sessenta, Volta Grande, Conforto e Aterrado, que recebe moradores de toda cidade.

Na próxima segunda-feira, dia 26, começa também uma ação de “busca ativa” nos bairros onde foram encontrados os macacos mortos por febre amarela. Os agentes da Vigilância Ambiental e os agentes comunitários de saúde, que atuam na Atenção Básica, vão percorrer o território, fazendo visitas domiciliares para identificar a população que ainda não vacinou e levá-la à Unidade de Saúde.

O prefeito Samuca Silva avisa que Volta Redonda tem vacina para toda a população. “As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as unidades da Atenção Básica, e a população ainda pode recorrer às tendas itinerantes para se vacinar”, afirmou Samuca, lembrando que o objetivo é imunizar, no mínimo, a população alvo, calculada em 225 mil pessoas. Hoje, o município contabiliza 141.800 pessoas vacinadas em 2018 e 40.451 em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *