Emenda à LDO prevê muro de contenção no Santo Agostinho
15 de janeiro de 2018
Polícia Militar apreende pistola com suspeitos na Colônia (BM)
15 de janeiro de 2018


Vacina contra febre amarela é aplicada toda terça-feira em Quatis

Secretaria de Saúde vai ampliar campanha de imunização

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, atualmente, a vacinação contra a febre amarela na cidade é realizada toda terça-feira, de 9 às 16 horas, na Casa da Criança, que se localiza na Praça Getúlio Vargas 7, a praça da igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Quatis. A aplicação semanal do medicamento para diminuir os riscos de transmissão da doença faz parte de um procedimento de rotina da Secretaria de Saúde, mas as autoridades médicas do Município já estão planejando ampliar a imunização em Quatis, a partir das próximas semanas.

De acordo com a titular da Secretaria de Saúde do Município, o trabalho de prevenção “está sob controle em Quatis”, devido principalmente à ampla campanha de vacinação realizada no primeiro semestre do ano passado, dentro das áreas urbana e rural da cidade. Em março do ano passado, o Município de Quatis foi incluído no cinturão de proteção contra a entrada do vírus transmissor da doença no estado do Rio de Janeiro em razão da proximidade da cidade com a Passa Vinte, cidade de Minas Gerais, estado onde na época havia sido registrado o maior número de casos da doença.

– Agora, no começo de 2018, o aparecimento de casos suspeitos no estado do Rio, incluindo a cidade de Valença, nos levou a planejar o reforço da vacinação em nosso Município, que por enquanto vem acontecendo às terças-feiras, na Casa da Criança. Devemos lembrar que Quatis dá acesso à cidade de Valença pela zona rural. Estamos organizando a nova etapa de vacinação, e vamos divulgar todas as informações para a população – disse a secretária.

Prioritariamente, devem ser vacinadas contra a febre amarela as pessoas na faixa etária de nove meses a 59 anos. Os moradores de Quatis acima de 60 anos podem receber a dose do medicamento, mediante autorização de um médico. A mesma orientação médica está sendo solicitada de gestantes e mulheres que estejam amamentando. É necessário também que as pessoas com viagem marcada para regiões consideradas de risco recebam a dose da vacina.

No ano passado, além de ter realizado a campanha de vacinação nas unidades médicas dos bairros Jardim Independência, Nossa Senhora do Rosário, Jardim Pollastri e Mirandópolis; e nos postos de Falcão e São Joaquim, a Secretaria Municipal de Saúde foi às comunidades mais distantes da zona rural com unidades volantes para ampliar o número de pessoas imunizadas. Entre as comunidades atendidas com as unidades volantes estiveram áreas de São Joaquim, Falcão, Joaquim Leite, Bom Retiro, Glicério e Fazenda do Bagre.

Na semana passada, o Ministério da Saúde decidiu reforçar a vacinação em 75 cidades brasileiras, das quais 15 se encontram localizadas no estado do Rio de Janeiro. São elas: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilopolis, Niterói, Rio de Janeiro, Queimados, Nova Iguaçu, São Gonçalo, São João do Meriti e Seropédica. O reforço nestes municípios foi determinado devido à localização em áreas cobertas por matas, e por causa também de três macacos mortos supostamente pela contaminação do vírus da febre amarela. Só no ano passado, o estado do Rio de Janeiro registrou 27 casos da doença, dos quais nove chegaram ao óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *