Volta Redonda cria força-tarefa para atuar até o Carnaval
11 de janeiro de 2018
Bandidos explodem caixas eletrônicos de dois bancos em Quatis
12 de janeiro de 2018


Educação ambiental é destaque em visita guiada do Zôo VR

Grupos formados na maioria por estudantes atraem cerca de 300 visitantes por mês; eles aprendem sobre a vida e os cuidados com os animais do zoológico

O passeio no Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zôo VR) atrai uma média de 16 mil pessoas por mês, sendo que cerca de 300 delas formam grupos de visitação guiada. O serviço é oferecido pelo departamento de Biologia do zoológico e costuma ter a participação de escolas, associações e outros grupos, como o formado pelo aposentado João Eduardo Tjader, que mora em Itatiaia e trouxe quatro jovens amigos para curtir as atrações do local, e foi orientado pela bióloga Natália Teixeira dos Santos.

“É um lugar com área de lazer bastante significativa. A gente vem e faz piquenique, mesas na sombra, a criançada vê os animais, é relaxante, gostoso”, contou João Eduardo, concordando com as crianças que uma das atrações mais legais é a onça-pintada Raoni.

As visitas guiadas acontecem de terça a sexta-feira nos seguintes horários: 9h, 10h30, 14h, 15h30. É preciso fazer agendamento prévio pelo telefone 3350-7621 e os grupos devem ter no máximo 50 pessoas. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, a visita guiada dura cerca de 40 minutos e é realizada por um dos biólogos ou estagiários do setor de Biologia do local.

“Durante a visita, é apresentada uma parte do nosso plantel, um pouco sobre os animais em exposição, como alimentação, reprodução, curiosidades, além de informar o porquê de eles estarem no zôo e fazendo uma conscientização”, explicou a secretária.

A maioria dos grupos atendidos é de escolas, mas também costumam participar associações como as formadas por idosos, abrigos, colônias de férias, dentre outros. Os períodos com maior procura pelo serviço de visita guiada são os meses de julho, por conta do início das férias escolares, e de outubro, devido à comemoração pelo Dia das Crianças (12 de outubro).

“Temos o único zoológico público do interior estado que não cobra entrada, além de ser um centro de referência da região para abrigo de animais vindos por meio de doações, vítimas de acidentes e maus tratos. Também tem toda a parte de lazer para a família. Uma ótima opção para os cidadãos de Volta Redonda e de municípios vizinhos”, ressaltou o prefeito Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *