Rodrigo Drable entrega alvarás de licença para ambulantes legalizados
16 de dezembro de 2017
2ª Feira Circular de Volta Redonda acontece neste fim de semana
16 de dezembro de 2017


Samuca é homenageado na Expocatadores em Brasília

Volta Redonda é a segunda cidade do Brasil a destinar 100% da coleta seletiva para cooperativas

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu durante a semana, em Brasília, uma homenagem durante a 8ª Expocatadores, que reúne catadores de materiais recicláveis do Brasil e da América Latina. O evento, que está no calendário anual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), aconteceu em Brasília. Samuca foi convidado para o encontro por conta de Volta Redonda está destinando 100% da coleta seletiva para cooperativas da cidade.

O prefeito apresentou durante o evento modelo bem sucedido de contratação de cooperativas para execução do serviço de coleta seletiva no município. “Somos a segunda cidade do Brasil a ter a coleta seletiva destinada 100% as cooperativas de catadores. Isso nos dá muito orgulho. Conseguimos firmar a parceria com as cooperativas, regularizando a coleta na cidade”, comentou o prefeito.

Samuca ainda destacou durante o evento que a parceria com as cooperativas dá mais autonomia aos coletores e gera renda. “Dando prioridade para as três cooperativas de recicláveis de Volta Redonda, estando gerando para diversas famílias. Assim, o número de cooperados também pode aumentar e a quantidade de resíduos recolhidos, que é levado para reciclagem, também aumenta”, destacou Samuca Silva, ressaltando que os moradores de Volta Redonda só separam os resíduos orgânicos (alimentos) dos resíduos secos. As cooperativas que fazem a triagem depois, separando item por item”, acrescentou.

A Expocatadores é organizada pelo Ancat e parceiros e defende lutas por políticas públicas de inclusão social e produtiva na categoria de catadores de material reciclado. “O encontro pretende reafirmar a importância do catador de resíduos sólidos urbanos como profissional protagonista na cadeia de reciclagem e promover a imagem das organizações de catadores como unidades coletivas de negócios e portadoras de capacidade técnica para atuar nas diferentes etapas do processo da reciclagem”, afirmou o representante da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *