Inscrições para seleção de profissionais começam nesta segunda-feira
15 de dezembro de 2017
Guarda Municipal de Volta Redonda leiloa veículos apreendidos com lotes iniciando a R$80
15 de dezembro de 2017


VR Parking vai organizar estacionamento rotativo em Volta Redonda

Projeto ainda visa resolver a questão dos flanelinhas

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, celebrou nesta sexta-feira, dia 15, a aprovação, na Câmara de Vereadores, do projeto de lei – enviado pelo Executivo – para a criação do VR Parking. O objetivo é organizar o estacionamento e resolver a questão dos flanelinhas no município. Outro importante fato é a modernização na forma de pagamento. A expectativa é que o projeto ainda gere 50 empregos diretos. O VR Parking deve ser implantado no primeiro trimestre de 2018.

De acordo com o prefeito, o VR Parking é um importante projeto que vai mudar a forma de se estacionar na cidade. “Sabemos a dificuldade de estacionar os veículos na nossa cidade, por isso a importância do VR Parking. E, principalmente, vamos resolver a questão dos flanelinhas em Volta Redonda. O VR Parking será uma nova forma de organizar o que está desorganizado, e não ter mais essa questão de moedinhas. Vamos modernizar a cidade, como é feito nas melhores cidades do mundo”, acrescentou.

Samuca ainda destacou que o projeto deve gerar cerca de 50 empregos diretos, além de receitas para a cidade. “Também haverá um fundo específico para que, com parcela dos recursos, a gente possa ajudar as entidades que atuam no nosso município. Outro fator importante, é que o motorista poderá pagar por tempo fracionado. Ou seja, se for utilizar apenas 30 minutos, vai pagar por esse tempo”, disse o chefe do Executivo.

O prefeito também ressaltou que o VR Parking tem o objetivo de facilitar a vida da população, já que os bilhetes para utilização poderão ser adquiridos em estabelecimentos cadastrados. “Ainda haverá a possibilidade de conseguir vagas através do celular, por meio de um aplicativo específico. Tudo de forma moderna, ágil e organizada. Nossa cidade está avançando cada vez mais, se tornado mais moderna e com olhos para o futuro”, completou Samuca.

O VR Parking possibilitará ainda que o número de vagas específicas para os idosos triplique em Volta Redonda. Atualmente, são 67 vagas destinadas à terceira idade e, com novo sistema, o número passará para 270 nos principais centros comerciais do município. Aos deficientes físicos, serão 108 vagas de estacionamento e hoje são 85.

Ao todo, deve ser disponibilizada cerca de 4,7 mil vagas. Na primeira fase de implantação, o VR Parking atenderá cinco áreas: Aterrado, Vila Santa Cecília, Centro, Retiro e Santo Agostinho. No segundo momento, os bairros Ponte Alta e 207. A prefeitura de Volta Redonda irá preparar o edital para a contratação de uma Concessionária que ficará a cargo de comandar o VR Parking.

De acordo com o presidente da Empresa de Processamento de Dados (EPD), Matheus Moreira Cruz, o objetivo é que o ticket de comprovante de pagamento seja eletrônico, sem obrigatoriedade de os motoristas imprimi-los. “Serão credenciados pontos para comercialização junto a lojistas que tenham interesse. Haverá também agentes nas ruas, contratados pela concessionária, para venda dos tickets eletrônicos. Para isso, bastará o motorista informar o número da vaga e a placa do veículo. O comprovante da compra será entregue ao motorista”, disse.

Além disso, será criado um aplicativo exclusivo para quem quiser garantir a vaga pelo celular. “Os motoristas que possuem smartphones poderão instalar o aplicativo, cadastrar seus veículos e comprar, eles mesmos, os tickets eletrônicos para estacionar, bastando informar o número da vaga. A fiscalização será realizada pela placa e número da vaga, também de forma eletrônica. Pelo aplicativo, o motorista poderá prolongar o horário de estacionamento”, disse o presidente da EPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *