Ednardo participa de café com alunos de Pinheiral que vão amanhã para Dubai
4 de dezembro de 2017
Caminhoneiro morre ao bater na traseira de carreta na Praça de Pedágio
4 de dezembro de 2017


Rua de Lazer para pessoas portadoras de deficiências é um sucesso em VR

Atividades neste domingo reuniu 1,5 mil pessoas na Radial Leste

A Rua de Lazer, evento da prefeitura de Volta Redonda, coordenada pela Smel( Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) registrou um recorde de participação neste domingo. Para chamar atenção para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a UFF(Universidade Federal Fluminense) com apoio da Smel, promoveu atividades, corridas e caminhadas, com foco na saúde. A caminhada foi realizada para as pessoas portadoras de deficiências e seus familiares, num percurso que teve a participação de cadeirantes. Outras atividades adaptadas para os deficientes foram feitas no campo 1 do Complexo Esportivo Pedro Sebastião da Silva, o Pedro Guarda, que recebeu oficinas esportivas e de recreação. A equipe Volta Redonda de Rugby.também participou no campo 1 com demonstrações adaptadas neste Dia Internacional do Deficiente. E com a orientações de profissionais, foram realizados  jogos de dominó, dama, xadrez, ioiô, taekwondo, badminton com iniciação e introdução ao jogo, musicoterapia e tênis de mesa.

A atividade de Caminhada especial e adaptada para pessoas com deficiência, ocorreu na Área de Lazer, com a participação de vários secretários municipais em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. No mesmo local, aconteceu o projeto Corrida & Caminhada UFF( Universidade Federal Fluminense) de 9 km, Etapa Volta Redonda na Avenida Radial Leste. O projeto, uma parceria  da Universidade Federal Fluminense (UFF) com o Ministério dos Esportes e Prefeitura de Volta Redonda, reuniu homens, mulheres e crianças. Os kits distribuídos aos participantes continham camiseta, uma sacola e boné. Todos ganharam medalhas.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, fez uma avaliação do evento e o sucesso de participação:: “Esta é uma inserção da parceria UFF, Ministério dos Esportes e prefeitura  para multiplicar e promover mais ações na Rua do Lazer, sendo muito importante para a gente a participação das pessoas com deficiência nas atividades programadas, como aconteceu também no Complexo Esportivo Pedro Guarda”, disse

Aprovação da Rua de Lazer

O vice prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, citou que cerca de 1,5 mil pessoas estavam utilizando o espaço público reservado para a saúde em atividade físicas e de lazer. E que o projeto manterá a parceria em 2018:  “Isto mostra que o governo municipal acertou em priorizar um espaço público. No ano que vem esta parceria vai se repetir.  Hoje temos centenas de pessoas usando este espaço  para desenvolver atividades de lazer, praticar exercícios, caminhar. A Rua de Lazer vem para  unir as pessoas e famílias e mostrar como cuidar da própria saúde”, comparou Maycon.

O secretário nacional do Ministério do Esporte e Lazer, Leandro Cruz Fróes da Silva, presente a Rua do Lazer, elogiou o espaço: “Eu conheço outras áreas públicas do país reservadas para a população praticar exercícios e digo que esta não perde para nenhuma. Pretendemos implantar mais projetos de parcerias com Volta Redonda para o próximo ano”, frisou.

Pessoas que caminharam na Rua do Lazer aprovaram a utilização desse espaço público em mais eventos desse porte: “Eu gosto de caminhar aqui e olhe que eu já andei muito em Volta Redonda nos meus 83 anos de vida. O local é tranquilo, seguro, pura felicidade”, afirma o pedreiro Murilo Pedro da Silva do bairro Açude.  Aluizio Cesar, 63 anos, Ana Paula do Volta Grande, Maria Luiza de 15 anos, do Santo Agostinho, Valdir Cândido do Dom Bosco, Rodrigo dos Santos do Bairro de Fátima e Carlos Augusto do Padre Josimo, estavam presentes no Dia Internacional da Pessoa Deficiente e aprovaram o espaço Rua de  Lazer, entregue este ano pela administração municipal: “Tem que trazer mais eventos da prefeitura para mudar o hábito das pessoas, ajudá-las a fazer mais exercícios no dia a dia”, disse Rodrigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *