Aedes aegypti: Secretaria de Meio Ambiente intensifica recolhimento de pneus inservíveis
27 de novembro de 2017
PRF encontra caixa de papelão com gavião na beira da Dutra, em Engenheiro Passos
27 de novembro de 2017


Operação limpeza retira quase 2 mil toneladas de entulhos em Quatis

No período de 01 de junho a 11 de novembro deste ano, a operação permanente de limpeza urbana realizada pela Prefeitura de Quatis retirou quase 1,9 mil toneladas de lixo e entulho das ruas, avenidas e praças do Município, incluindo os bairros da zona urbana e as comunidades rurais.

A informação faz parte do novo balanço divulgado semana passada pela Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, que coordena a realização dos serviços na cidade. De janeiro a maio, tinham sido retiradas 1,8 toneladas de detritos das vias públicas. Portanto, entre janeiro e os primeiros dias úteis de novembro, a quantidade de lixo recolhida nas ruas passa de 3,6 mil toneladas.

Ressaltando que “a limpeza urbana é considerada um serviço de rotina em Quatis”, o prefeito Bruno de Souza (PMDB) salientou que no período das chuvas fortes “o serviço se torna ainda mais importante no sentido de evitar os transtornos causados à população em razão do acúmulo de entulhos e lixos”. Para o prefeito, “a limpeza permanente das vias públicas também contribui para manter o bom aspecto da cidade e diminui os riscos de proliferação de insetos e mosquitos, que causam várias doenças, entre elas, a dengue”.

O relatório da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município aponta o Bondarowsky como o bairro que teve a maior quantidade de entulhos e lixos recolhida de junho aos primeiros 11 dias deste mês (novembro): ao todo, foram retiradas 320 toneladas na comunidade.

Em seguida, ficaram o Centro (245 toneladas), Jardim Pollastri (234), Barrinha (147), Santo Antônio (138), Nossa Senhora do Rosário (135), Mirandópolis (129), Jardim Independência (96), Pilotos (93), Água Espalhada (72), São Benedito (66), São Joaquim, Alto Paraíso (48 toneladas, cada), Loteamento Boa Vista (39), Loteamento Santa Bárbara (30), Loteamento Céu Azul, Joaquim Leite (nove toneladas, em cada) e Falcão (seis).

– A Prefeitura de Quatis continua fazendo sua parte para manter limpos os nossos bairros, mas precisamos sempre estar reforçando o chamado aos moradores para que não joguem lixo na rua. Infelizmente, há situações nas quais os entulhos são retirados pela manhã e à tarde já tem lixo jogado na mesma via pública – frisou Bruno.

O prefeito lembrou ainda de outras duas ações colocadas em prática neste ano para diminuir os riscos de alagamentos e inundações provocadas pelas chuvas. Além da operação permanente de limpeza dos bairros, a prefeitura começou a intensificar nesta semana a limpeza de bueiros (ver reportagem ao lado); coordenou a limpeza do Ribeirão dos Quatis, da Represa dos Limas e da Represa do Lavapés, através de uma parceria com o INEA-RJ (Instituto estadual do Ambiente); e retirou entulho e lixo do córrego que passa pelo Jardim Pollastri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *