Secretaria de Saúde de Volta Redonda faz ação sobre Novembro Azul na Feira Livre
17 de novembro de 2017
Volta Redonda fará concurso entre instituições religiosas no Natal
17 de novembro de 2017


Volta Redonda terá Comissão Municipal de Combate à Corrupção

Conselho contará com membros da sociedade civil

A Câmara de Vereadores de Volta Redonda aprovou em primeira discussão, na sessão legislativa desta terça-feira, dia 14, a Mensagem 032/2017, enviada pelo prefeito Samuca Silva. O projeto regulamenta a lei municipal 4.248, de 2007, e cria o Conselho Municipal de Transparência e Combate à Corrupção (CMTCC). A proposta foi enviada pelo Executivo em 20 de setembro e estava tramitando nas comissões permanentes do legislativo até ser enviada para apreciação do plenário.

Segundo o prefeito Samuca Silva, o objetivo da Mensagem é atualizar a lei que está há 10 anos sem regulamentação. “Enviamos esse projeto ao legislativo, visando a atualização da lei, de modo que se torne viável a implantação do conselho em Volta Redonda. Nossa proposta está dentro de uma prática sólida de combate à prática de corrupção”, comentou o prefeito, que acrescentou:

“Cabe destacar que são 10 anos de lapso temporal da aprovação da lei para essa regulamentação, o que justifica a necessidade desta atualização para adequada efetivação deste conselho, que irá ter relevante papel em nossa sociedade”, afirmou Samuca.

O prefeito lembrou que em 18 de abril assinou o decreto 14.305, com medidas que visavam a valorização dos recursos públicos. “Entre as medidas, extinguimos qualquer tipo de sigilo sobre as informações municipais, a chamada Transparência Ativa. Além disso, os secretários não podem ser indicações políticas e se encaixarão na lei da ficha limpa, além de ter uma análise técnica”, argumentou.

A composição do Conselho Municipal de Transparência e Combate à Corrupção será formada por membros do governo e da sociedade civil. Sendo um titular e um suplente do Gabinete de Estratégia Governamental; da Procuradoria Geral do Município; da secretaria municipal da Fazenda; da secretaria municipal de Administração; da secretaria municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão; e da Controladoria Geral do Município.

Já os membros da sociedade civil serão um titular e um suplente da Federação das Associações de Moradores; da Ordem dos Advogados do Brasil; do Sindicato dos Servidores Públicos de Volta Redonda; e da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda.

O prefeito Samuca explicou que a composição de membros da sociedade civil será feita por essas entidades até a prefeitura realizar a primeira Conferência Municipal de Transparência e Combate à Corrupção. “Nessa ocasião serão eleitos 12 representantes (seis titulares e seis suplentes), de membros da sociedade civil, para compor o CMTCC”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *