Assembleia do Rio ignora protestos e vota pela libertação de deputados presos
17 de novembro de 2017
Volta Redonda terá Comissão Municipal de Combate à Corrupção
17 de novembro de 2017


Secretaria de Saúde de Volta Redonda faz ação sobre Novembro Azul na Feira Livre

Mais de 200 homens aderiram à campanha pelo Dia de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata

Mais de 200 homens aderiram à campanha realizada pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda pelo Dia de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata, nesta sexta-feira, dia 17, na Feira Livre do bairro Conforto. Um mutirão, formado por profissionais das sete unidades da Atenção Básica que formam o território Conforto, ofereceu emissão do pedido do PSA (Antígeno Prostático Específico) – exame de sangue que ajuda a avaliar o estado da próstata e na conclusão de um diagnóstico da presença ou não do câncer, além de verificação da pressão arterial e teste de glicemia.

Jair Azevedo Lima Filho, de 60 anos, morador do bairro Conforto, foi um dos primeiros a aproveitar o atendimento, montado na entrada da Unidade Básica de Saúde do Conforto. “Vim confirmar se a pressão está controlada e aproveitei para medir a glicose e pegar o pedido para o PSA, mas costumo fazer exames periodicamente”, disse, confirmando que não descuida da saúde.

Outro que garante se preocupar com a prevenção à saúde é Ronaldo Mendes de Almeida, de 45 anos, morador do Vista Alegre. “Estive trabalhando fora de Volta Redonda e estou aproveitando o retorno à cidade para colocar os exames em dia. A campanha só incentivou esse desejo”, afirmou Ronaldo, que saiu da unidade com o pedido para o PSA na mão.

Já o senhor Paulo Lima, de 78 anos, morador do Eucaliptal, engrossa as estatísticas que mostram que os homens não fazem exames preventivos regularmente. “Confesso que sou um pouco arredio a médicos”, falou.

“A conclusão do médico confirma que a Secretaria de Saúde de Volta Redonda está no caminho certo, investindo na prevenção à saúde”, afirmou o secretário da pasta, Alfredo Peixoto, lembrando que a ação na Feira Livre do bairro Conforto também uniu a prevenção contra dengue, zika e chicungunya e contra doenças sexualmente transmissíveis.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no local com equipe de vinte pessoas divididas entre agentes de endemias e guardas sanitários para orientar sobre dengue, zika e chicungunya e sobre a prevenção à proliferação do Aedes aegypit. Além do trabalho de conscientização, os agentes também fizeram varredura nas casas da Rua 4 e transversais na região da feira.

A presença no mutirão do Programa HIV, do CDI (Centro de Doenças Infecciosas), garantiu ação educativa e distribuição de preservativos (camisinhas).

Todos os homens que participaram tiveram seus nomes, endereços, pressão arterial e índice de glicose anotados para que, posteriormente, sejam rastreados pela unidade de saúde de referência.

PALESTRAS – No dia 22 de novembro, às 14 horas, a prevenção à saúde do homem será divulgada para 50 funcionários de um shopping. E no dia 29 deste mês, o tema será abordado, às 15 horas, para 120 metalúrgicos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *