Motociclista fica ferido em acidente no Ilha Parque
13 de novembro de 2017
Carreta carregada com sucatas tomba na Lúcio Meira
14 de novembro de 2017


PF deflagra Operação Cadeia Velha para investigar corrupção na ALERJ

Três Deputados Estaduais são suspeitos de receber propina

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (14/11) a Operação Cadeia Velha* com o objetivo apurar a existência de uma organização criminosa que atuava no setor de transportes públicos, com apoio de parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). São investigados os crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Foram encontradas conexões entre as Operações Saqueador, Calicute, Eficiência, Quinto do Ouro e Ponto Final já deflagradas pela PF anteriormente.

Aproximadamente 155 policiais federais cumprem, nos munícipios do Rio de Janeiro, Saquarema, Volta Redonda e Uberaba/MG; 06 Mandados de Prisão Preventiva, 04 Mandados de Prisão Temporária, 04 Conduções coercitivas e 35 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2º Região.

Durante as investigações, a PF e o Ministério Público Federal identificaram elementos indicadores do envolvimento de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Três Deputados Estaduais do Rio de Janeiro são suspeitos de participar do esquema criminoso através do recebimento de vantagens indevidas da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSPOR).

A investigação aponta a existência de clara atuação legislativa desses parlamentares em favor dos interesses da FETRANSPOR, indicando também uma grande evolução patrimonial dos envolvidos desde que ingressaram na atividade política; e incompatível com os rendimentos inerentes aos cargos ocupados. A Receita Federal também auxiliou nas investigações.

*O nome da operação é uma referência a origem das fundações do Palácio Tiradentes, sede do legislativo fluminense onde, no Brasil colonial, funcionava uma prisão conhecida como Cadeia Velha para onde eram encaminhados todos aqueles que infringissem as leis da coroa portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *